ALBINISMO NOS GUPPYS

18-08-2013 10:55

 

Guppies
 
Albinismo nos Guppies
  1. A palavra albinismo deriva do latim albus (branco) e refere-se à incapacidade de um indivíduo, animal ou planta de fabricar um pigmento denominado melanina. São registrados, com freqüência, a ocorrência de albinismo em coelhos, cavalos, porcos, peixes, tigres e em algumas variedades de plantas.
     
  2. O que é melanina? Melanina é o principal pigmento que da cor a pele. Trata-se de um pigmento castanho-escuro, sintetizado por células especializadas chamadas melanócitos. Estas células encontram-se dispersas entre as outras células da camada superior da pele, a epiderme. Sem a melanina a pele teria uma coloração branco-pálida, com tonalidades variáveis de rosa decorrentes do fluxo sanguíneo através da pele.
     
  3. Para que serve a melanina? Serve para proteger contra a radiação ultravioleta tanto do sol, como de qualquer outro meio artificial, como, por exemplo, câmara de bronzeamento.
     
  4. O albinismo pode ser total quando há ausência de melanina em todas as partes do corpo ou parcial quando ocorre em apenas algumas partes do corpo, como por exemplo, somente nos olhos ou somente numa parte do cabelo.
     
  5. E no peixe ornamental como ocorre? No peixe ornamental tem–se o hábito de afirmar que só é albino quando tem os olhos vermelhos, porém no caso de albinismo parcial o animal pode ter ausência de pigmentação (melanina) em quase todo o corpo, e não apresentar os olhos vermelhos, devendo ser considerado, também, albino (embora parcial).
     
  6. Mas porque em algumas espécies de peixes ornamentais, principalmente nos guppies albinos, os animais apresentam olhos vermelhos e possuem coloração no corpo? No caso dos peixes (e nos demais vertebrados pecilotérmicos – répteis e anfíbios) além da melanina há outros pigmentos que são responsáveis pelos padrões multicoloridos daqueles animais; são os cromatóforos. Trata-se de células especializadas que além de propiciar uma infinidade de cores para a epiderme daqueles animais, permitem, também a mudança repentina de cor quando necessitam (mimetismo).

No caso do colorido do corpo dos gupies albinos observa-se que no total a coloração é bem mais clara que a do guppy não albino, o que caracteriza a ausência de melanina como “plano de fundo”, no entanto, a cor que caracteriza a variedade (cobra, half black red, etc.) permanece presente indicando a presença dos cromatóforos.

Prof. Wilson Vianna